Gosto muito deste assunto e as pessoas que me conhecem um pouco mais afundo logo percebem meu jeito introspectivo. Alguns dias atrás fiquei muito feliz com uma frase que vi no status do msn de uma amiga, dizia: "Sou muito mais do que os seus olhos podem ver"... Certamente ela se referia ao tamanho e beleza do seu mundo interior;
Mas o que é o mundo interior ? Onde ele está ?
Assim como lá fora, aqui dentro temos vias por onde circulam uma infinidade de elementos, temos pontes que fazem a ligação entre o que está separado, células que se unem, reproduzem-se e morrem o tempo todo, assim como lá fora, temos um campo magnético e geramos eletricidade, que impulsiona uma série de fenômenos dentro de nós.
Muitas pessoas ignoram isso e vivem "para fora", constroem uma vida inteira baseada no Ego social, não é difícil encontramos idosos que não sabem dizer o que realmente gostam ou quem realmente são, nunca pararam para pensar nisso, não se conhecem e passaram a vida vestindo máscaras e preocupando-se com o que os outros vão pensar de suas atitudes, de sua imagem... O mundo interior está debaixo do nosso nariz, num lugar onde os olhos não alcançam e que somente o espelho da introspecção pode revelar, um lugar como o planeta terra, aonde há luz e escuridão que aliás são complementares... Nesse mundo temos diálogos internos, como: "Pensando bem...", " Será que vou ou não" ? "Porque fui fazer isso ???" "Na próxima vez terei mais cautela !" , "Eu vou conseguir !" etc...
O psicólogo junguiano Robert Johnson, explica em seus livros que recomendo " He e She" através de uma linguagem mítica que homens e mulheres tem dentro de si aspectos sexuais opostos, o homem possui uma "ânima" que é o seu aspecto feminino e a mulher um "animus" aspecto masculino e quando não equilibram ou simplesmente ignoram isso, acabam sofrendo distúrbios, ficando doentes ou invertem suas preferências sexuais, ele explica também o significado de Mito: "O sonho está para o indivíduo assim como o mito está para sociedade." referindo-se aos sonhos sendo expressão do inconsciente individual e os mitos do inconsciente coletivo, com outras palavras: os sonhos revelam tendências psicológicas individuais e os mitos tendências psicológicas sociais de uma determinada época.
O motivo pelo qual a maioria das pessoas não volta-se para dentro de si é simples: É muito mais fácil analisar as pessoas, julgar suas atitudes, dar conselhos e avaliá-las do que fazer uma auto-crítica, a verdade dói e a sociedade ensina que a dor é ruim e precisamos tomar remédios o tempo todo para passar, pílulas de descaso, gotas de auto-consolo, comprimidos de vingança e injeções de egoísmo, os efeitos destas drogas no corpo-humano são devastadores e a longo prazo deixam as pessoas cada vez mais distantes do seu princípio natural, por isso a necessidade de "religião" do latim "religare", não falo de seguir uma doutrina e transferir suas responsabilidades para um ser exterior e pagar seus dízimos em dia, mas de religar-se aos seus primórdios, ao seu mundo interior que você abandonou a muito tempo atrás nas curvas da vida, a inoscência perdida e o sorriso verdadeiro de criança.
Mas isso só irá acontecer quando a modéstia invandir o seu ser, quando calçar as sandálias da humildade e admitir que faz parte de algo muito maior que o seu Ego social, ou quando a morte mostrar isso à você. Muitas pessoas só percebem quão frágeis são quando se deparam com ela, no entanto a morte também é tida como ruim pela sociedade e as pessoas a temem, mesmo tendo a certeza que um dia ela baterá na sua porta.
Depois que reestabeleci contato com meu mundo interior encontrei a plenitude, a cada dia que passa sou uma pessoa mais feliz, iniciei várias construções interiores e quando menos espero sou surpreendido por situações que parecem presente dos céus, mas na verdade são a realização dos meus desejos mais profundos que venho trabalhando intensamente através da meditação e expansão de consciência.