Seja bem vindo !

Criei esse blog para compartilhar com os leitores minhas experiências de vida, falar sobre assuntos que são pouco abordados pela maioria das pessoas pela falta de conhecimento e/ou interesse, sinta-se a vontade para comentar, criticar ou apenas ler.

Abraço,
Fernando M. Cardozo


face

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Relacionamentos afetivos

Gosto de refletir sobre este assunto e ao longo dos meus 26 anos de idade acredito que tenho experiências interessantes e visões pouco convencionais sobre relacionamentos afetivos, baseados na própria vivência, mas também fundamentados em estudos de psicólogos e psicoterapeutas famosos mundialmente como Robert A. Johnson que irei citar no texto.

Com minhas expansões de consciência e estudos científicos, fui percebendo que dentro de mim habitam outros personagens, como o Ego, que já falei em textos anteriores e também a minha "ânima" que irei apresentar-lhes agora. 

Johnson, autor de "She - A chave do entendimento da psicologia feminina" "He" e "We" explica através de conceitos Junguianos que homens e mulheres possuem dentro de si personagens com características sexuais contrárias, a "ânima" no homem reflete aspectos femininos e o "ânimus" na mulher aspectos masculinos, ambos influenciam muito no comportamento de cada indivíduo.



Para ficar mais claro, imaginem aqueles homens grosseiros e estúpidos que cavalgam por aí, sem um pingo de percepção, gentileza ou suavidade. Estes amarraram suas ânimas em um porão escuro e sem acesso, também não é difícil encontrarmos mulheres que mais parecem tanques de guerra prontas a lançar um míssil na direção do primeiro homem que passar.



Observando o comportamento da minha ânima fui percebendo que ela era muito ciumenta, ansiosa, vaidosa, sensível e vingativa (rs) e em várias situações tive problemas com isso, principalmente em relacionamentos afetivos, eu não entendia porque de uma hora para outra a gata que eu estava ficando sumia, ou eu entrava em algumas roubadas, fantasiava coisas sobre alguém que não tinha nada ver... etc. Pura armação da minha ânima (rs). 



Mas na verdade ela (a ânima) tinha razão, pois eu não dava a mínima para ela, nem sabia que existia, mesmo estando na minha própria personalidade, eu sempre estava olhando para fora empurrando a culpa dos meus relacionamentos frustrados para as outras pessoas, o horóscopo, previsão do tempo sei lá (rs).

Da mesma forma que eu já havia feito com meu Ego, resolvi então negociar com minha ânima e a proposta foi a seguinte: Ela deixaria de ter cíumes das mulheres que eu me interessasse, diminuiria sua ansiedade e nunca mais seria vingativa, em troca eu daria mais atenção para ela e sua sensibilidade, vaidade e suavidade dentro de mim. Acordo fechado, notei no primeiro relacionamento uma grande diferença e tive um namoro muito feliz por um bom tempo, que acabou, mas de forma suave, sem traumas ou ressentimentos, somente gratidão pelo aprendizado, de lá para cá tive outros relacionamentos, casos, paqueras e lances,  tudo foi muito melhor, minha ânima se tornou sociável e eu uma pessoa melhor. 




 


    



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Uma abelha na Floresta

O Festival de Imbolc foi muito especial, no pico do Inverno, o frio e a chuva foram equilibrados com o fogo e o calor da fogueira, realizamos um trabalho a noite com o fogo em homenagem a Deusa Brigit que aqueceu nosso corpo e espírito, para que pudéssemos realizar a purificação interior, o Tarôt como sempre nos deu as coordenadas sobre o trabalho, na manhã seguinte, o sol voltou a brilhar mais forte dando início ao despertar do sono frio do inverno, as promessas da primavera se iniciaram, no auge da força fui ao encontro do meu filho adotivo vegetal "Dionísio" um jagube (Cipó utilizado na composição da Ayahuasca) que está plantado em um canteiro em forma de coração na Floresta que fiz no dia do meu aniversário em 2008.




Na frente dele entrei em meditação com a ajuda do "Om" e em alguns instantes em fusão com a natureza, uma abelha se aproximou de mim, toda delicada e parou no ar em frente aos meus olhos, como se quisesse conversar, percebi então que ela estava com um propósito em relação a mim. 



Inclinei a cabeça para cima e delicadamente ela pousou em minha testa, ao lado do terceiro olho, aos poucos a luz na floresta foi aumentando e comecei a entender o que estava acontecendo preparei-me para receber uma suave ferroada que despertou meu terceiro olho dos meses de frio, senti a luz ainda mais forte e obtive naquele instante uma série de compreensões, defini novos objetivos na minha vida e dentro de mim a luz voltou a brilhar forte, as dúvidas se converteram em certezas e recebi uma nova oportunidade para transformar minha vida em saúde, beleza, verdade e amor.